01 fevereiro 2012

Acessórios de montanhismo: AS POLAINAS

As polainas são uns tubos de tecido impermeável que se colocam nas pernas por cima das botas. Normalmente usam-se polainas altas, que chegam até à parte de baixo dos joelhos e cuja principal função é impedir que entre neve dentro da bota, utilizando-se também polainas curtas, para o verão, que cobrem apenas até meia perna e que se usam para que não entrem pedras ou vegetação para dentro da bota. São um elemento imprescindível para as saídas à montanha no inverno. Como pesam pouco e ocupam pouco espaço, não existe problema de as levarmos sempre na mochila para as usarmos quando necessário.

Como protecção extra contra os pés molhados, devemos usar um par de boas polainas, quando caminharmos na neve profunda, vegetação alta, ou quando o tempo estiver húmido. As polainas cobrem e protegem o espaço entre a parte superior das botas e as calças, entre o joelho e o tornozelo. Também nos protegem do vento e proporcionam-nos uma camada de isolamento extra.

As polainas têm os seus antecedentes no tempo em que os antigos esquiadores noruegueses colocavam pedaços de cortiça ao redor da parte inferior das pernas para se manterem aquecidos no inverno, ou a utilização de peles de animais. Como em tudo, a alta tecnologia também se aplica ao mundo das extremidades inferiores, tanto que algumas polainas modernas não protegem apenas a parte final da perna como também a bota.

As boas calças impermeáveis já costumam trazer acopuladas no seu interior e na base das pernas, umas polainas com um fecho com o qual se poderá manter as polainas abertas ou fechadas. Geralmente as polainas fixam-se por debaixo da bota com uma fita ou cordão de aço, podendo-se encontrar hoje em dia polainas de nailon, de gore-tex ou cabedal, com variados tamanhos e com abertura e fecho de zipper ou velcro.


Estrutura das polainas

. Na parte superior costumam ter um elástico ou um cordão elástico, para impedir que deslizem para baixo.

. A fixação mais usual por baixo da bota, são fios de aço, embora existam de outros materiais, como couro, neoprene com um reforço de kevlar no seu interior. Geralmente as polainas possuem uma fivela lateral para ajustar o aperto, de forma que o fio não fique folgado e não se prenda em nada por debaixo do pé.

. Costumam ter fechos (zipper) laterais para facilitar a colocação. Algumas fixam-se com fitas de velcro, que impedem que a humidade passe através delas.

. Na parte inferior, na frente, costumam ter um pequeno gancho, que se fixa aos cordões das botas, de forma a dar maior segurança, protecção e estabilidade às polainas.

As polainas não são iguais, mas sim simétricas. Uma para a perna direita e outra para a perna esquerda, distintas. Ao coloca-las, os fechos devem ficar na parte externa da perna, com os ganchos dos cordões para a frente da bota.



Características

Existe muita variedade de polainas, em tamanho, formas de ajustar e cores. As polainas devem possuir boas características de impermeabilidade e resistência, uma vez que são usadas em condições normalmente adversas e agressivas. A utilização de polainas, aumenta o poder de retenção calorífica da bota. Com chuva abundante e sempre no inverno com neve ou gelo usaremos umas polainas. O ideal serão umas polainas altas (que servirão para todas as situações), fáceis de colocar e tirar e que sejam resistentes.



As polainas são confeccionadas com diversos materiais, como o nylon, cabedal, ou kevlar. A cordura de entre 400 e 1000 Deniers está presente em quase todas, sobretudo para reforçar a parte inferior. Microfibra, Nailon, Ripstop ou Taslan são utilizados na parte superior das polainas, servindo de suporte a membranas transpiráveis e impermeáveis como o Gore-Tex e o Sympatex.
As costuras devem ser resistentes, principalmente na parte inferior do fecho, pois esta zona está sujeita a maior pressão e corre o risco de rebentar.
As polainas bem desenhadas confinam-se à perna e à bota, o que evita que se prendam com os crampons, o que se tornaria particularmente perigoso em locais expostos como cristas ou pendentes geladas.



Manutenção

As polainas simplesmente necessitam ser limpas de vez em quando com um pano húmido, e garantir que secam completamente após a sua utilização.

Marcas

Existem imensas marcas no mercado, mas entre as marcas mais conhecidas encontramos as polainas Artiach, Millet, Altus, Queshua, etc…

Convém recordar que as polainas foram concebidas para uso em terreno nevado, no entanto são muito úteis em terrenos secos, húmidos, com muita vegetação ou no deserto inclusive, pois impedem que se introduzam pedras, barro, picos das plantas, água, ou areia dentro do calçado, protegendo ainda a perna contra as roçaduras em pedras ou fendas e ainda podem servir de protecção contra a mordedura de cobras ou animais rastejantes, que geralmente atacam na zona dos pés ou caneleiras.

Desvantagens

A única desvantagem das polainas é que atrapalham um pouco a evaporação da transpiração dos pés.

Conselhos

. Após colocar a polaina, puxar o cano da meia o máximo que se conseguir para fora desta, de forma a facilitar a evaporação do suor do pé através da meia.

. Em situações de chuva ou tempo húmido, colocar a calça impermeável por cima das polainas, aliviando ou abrindo a parte superior desta junto ao joelho, de forma a permitir a eliminação de maior quantidade de humidade do pé provocada pelo suor.

. Sempre que possível, aliviar a parte superior da polaina, de forma a facilitar a evaporação da humidade do pé.



Nunca se esqueçam deste acessório quando se deslocarem para a montanha, pois a qualquer momento iremos precisar de as usar, é uma pequena coisa que poderá significar a diferença entre conforto e sofrimento.

Boas caminhadas…

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários