03 julho 2013

Caçar




Como é óbvio, como amantes da natureza selvagem que somos, apresentamos este artigo lembrando que apenas se deve recorrer à caça de animais numa situação de sobrevivência. A abordagem aqui realizada é universal e não tem, por isso mesmo, por concreta referência o espaço geográfico português.

Feito este intróito, começa por referir-se, que entre outras, o dardo é uma das armas mais simples a que podemos recorrer para caçar. Contudo, só a poderemos utilizar, se tivermos à mão qualquer material elástico, que fará de fisga colocado numa forquilha que seja leve mas resistente.









Podemos ainda utilizar seixos grandes como munições. Tais armas são extremamente certeiras e são um meio eficaz para caçar pequenos animais e pássaros.







No entanto, se tivermos tempo e material disponível, podemos tentar construir um arco e flechas. O arco é bastante mais eficaz e versátil para caçar a maioria dos animais do que com um dardo.










No entanto, é preferível fazer armadilhas e esperar pacientemente até estas apanharem algum animal, do que tentar caçá-los e despender energias necessárias para sobrevivermos.

Comida de origem animal

Convém recordar sempre esta regra fundamental: quanto a obter comida de origem animal, nunca devemos gastar mais energia a obter a comida do que aquela que vamos ganhar quando a comermos, após ter sido caçada e cozinhada.





Devemos tornar-nos eficientes  na caça e na elaboração de armadilhas, de modo a podermos utilizar os animais como fonte de alimento. É importante aprendermos acerca do tipo de animais que habitam a área onde nos encontramos, quais os seus hábitos, as suas pistas e os locais onde eles dormem.





Os animais com carne de melhor sabor e maior quantidade são as fêmeas adultas, mas de qualquer modo todos os animais nos fornecem carne de um género ou de outro. A não ser que possuamos uma arma (o que será pouco provável), a maior parte da caça vai ser obtida através de laços e armadilhas e na maioria esta consistirá em pequenos animais e pássaros.
Se por acaso tivermos uma arma, devemos obedecer às seguintes regras quando estivermos a caçar uma presa. Caminhar o mais silenciosamente possível, deslocarmo-nos devagar e parar frequentemente para escutar, devemos ser observadores, caçar contra o vento ou com o vento cruzado, aproveitar para nos escondermos  usando a configuração do terreno.





Devemos estar preparados, as presas costumam assustar o caçador e apanham-no desprevenido, tendo como resultado um tiro falhado.






Como procurar caça

Um dos bons segredos de uma caçada com êxito é a de ver a presa antes de ela nos ver a nós. Deve-se caçar de manhã cedo ou ao anoitecer





 e procurar sinais tais como pistas, trilhos, passagens sob os arbustos e excrementos que indiquem a presença de caça.






Quando nos aproximarmos de uma linha de cumeada, lago ou clareira, devemos reduzir o andamento e observar o terreno, primeiro à distância e depois mais próximo.
Caçar animais e pássaros não é tarefa fácil, nem mesmo para os mais experientes habitantes da floresta. Portanto como principiantes que somos “devemos fazer uma espera”. Devemos procurar um local por onde passem os animais, seja um trilho, um charco ou zona de pastagem. Devemos ficar escondidos nas imediações, sempre contra o vento, para que os animais não farejem o nosso cheiro. Devemos ser pacientes e esperar que a caça chegue ao alcance da nossa arma. Devemos permanecer completamente imóveis.
Quando nos aproximarmos furtivamente de um animal, devemos fazê-lo contra o vento, deslocando-nos lenta e silenciosamente e apenas quando o animal estiver a alimentar-se ou a olhar para o lado oposto. Devemos imobilizar-nos quando ele olhar para o nosso lado.
Os animais dependem dos seus apurados sentidos da vista, ouvido e olfacto para os alertarem contra os perigos. A aves são capazes de ver e ouvir excepcionalmente bem, mas carecem do sentido do olfacto. Durante o período  de nidificação são mais acessíveis. Por este motivo podem ser caçadas mais facilmente na Primavera e no começo do Verão. As aves nidificam nas árvores, ramos, arribas ou pauis e, observando os seus movimentos de ida e vinda, poderemos localizar os seus ninhos.







Os animais que se pode caçar com armadilhas

Os mamíferos são uma boa fonte de comida para o sobrevivente. No entanto, pode-se comer muitos outros tipos de animais. Os seguintes grupos indicam quais os animais que se podem comer.




Felinos Selvagens – O tamanho varia desde o do gato doméstico até ao dos tigres e leões. Deve-se evitar os felinos grandes, a não ser que possuamos uma arma. Os pequenos podem ser apanhados com armadilhas de mola forte.






Cães Selvagens – Embora tenham uma mordedura perigosa, podem ser apanhados com laços. No entanto é necessário ter muito cuidado.






Ursos – O melhor é evitá-los. Estas criaturas fortes e grandes podem ultrapassar um cavalo numa curta distância e podem matar um homem com a maior facilidade. É conveniente mantermo-nos afastados das crias (a mãe ursa está sempre por perto) e além disso, não esquecer que um urso ferido é extremamente perigoso. Pode-se caçar, mas apenas se tivermos uma arma de calibre apropriado e certificando-nos de que se consegue matar com o primeiro tiro apontado à cabeça. Os ursos podem ser mortos também com armadilhas (com dispositivos mortais e de lanças), mas também se deve ter a certeza de que a armadilha o matará. Os ursos não são uma fonte de alimento fácil e não merecem o esforço despendido para o caçar.






Doninhas, Arminhos, Martas, Visons e Furões    É necessário muito cuidado, pois estes animais possuem dentes muito afiados. Podem ser caçados com laços e armadilhas.






Carcajus –São animais semelhantes ao texugo. Devem-se caçar, apenas se possuirmos uma arma. No entanto também podem ser caçados com laços em mola.






Texugos – Têm uma mordedura violenta. Podem ser apanhados com laços e armadilhas.






Gado – O gado de grandes dimensões, especialmente os bois, pode ser perigoso. Deve-se utilizar apenas laços muito fortes, armadilhas de mola e armadilhas com dispositivos mortais.






Veados e Antílopes – É preciso ter cuidado com os chifres.







Porcos Selvagens ou Javalis – As suas presas podem provocar ferimentos sérios. Os porcos podem ser apanhados com armadilhas de mola muito fortes, armadilhas de mola muito fortes, armadilhas com dispositivos mortais e armadilhas de lança para porcos.






Roedores – Os coelhos são fáceis de apanhar com laços e armadilhas de mola. No entanto, a carne de coelho não possui certas vitaminas e gorduras essenciais ao homem. Quando os humanos comem coelhos, o corpo acaba por usar os seus próprios minerais e vitaminas para os digerir. Por isso mesmo, estes necessitam de ser repostos, pois se não o forem e se continuarmos a comer carne de coelho, ingerimo-nos literalmente a nós próprios até à morte.






Répteis – Podem ser uma fonte de comida válida, mas alguns deles são demasiado perigosos e é melhor evitá-los. Não se devem comer sapos, pois têm secreções tóxicas na pele.






Cobras – Devem-se tratar todas as cobras como se fossem venenosas, mesmo que o não sejam. Utiliza-se um pau bifurcado para espetar a cobra por trás da cabeça e bate-se com outro pau na cabeça desta. Deve-se cortar então a cabeça com uma catana ou uma faca grande. Nunca se deve pegar numa cobra sem ter a certeza que esta está morta, pois algumas cobras podem fingir-se de mortas e, mesmo quando o estão, até as acções reflexas podem fazer com que estas mordam, mesmo estando realmente mortas.







Caracóis, Vermes e Lesmas – São muito nutritivos, mas devem ser comidos apenas quando estiverem frescos. Deve-se evitar os caracóis com casca de cores vivas, pois são venenosos. Também não se devem também ingerir caracóis-do-mar dos climas tropicais, porque podem ter ferrões que matam. Quanto aos vermes, devem-se deixar sem comer durante um dia ou então aperta-los entre os dedos para os limpar das sujidades.







Insectos comestíveis

Quando se procurar insectos para comer, devem-se seguir as seguintes instruções:

. Ter cuidado ao procurá-los, pois os locais onde eles se escondem podem também ocultar escorpiões, aranhas e cobras.
. Não se devem comer insectos que se alimentam de fezes, dado que provocam infecções.
. Não se devem comer insectos que tenham cores muito vivas, pois normalmente são venenosos.





. Não se devem apanhar larvas que se encontrem na parte de baixo das folhas, pois costumam segregar fluídos venenosos.
. Deve-se evitar os ninhos de vespas, a não ser que estejamos bastante desesperados, pois elas guardam os seus ninhos com vigor, e o seu ferrão pode ser violento.






. Devem-se cozinhar as formigas pelo menos durante seis minutos para destruir o veneno que se encontra nalgumas espécies.





. Deve-se ferver todos os insectos apanhados na água no caso de a água estar poluída.

Regras para evitar animais doentes

. Deve-se verificar as glândulas linfáticas (na face). Se forem grandes e descoloradas, o animal está doente.
. Os animais que têm a cabeça torcida ou descolorada estão doentes, a sua carne deve ser bem cozida.
. Qualquer corte ou ferida que tenhamos na nossa pele, deve ser coberto e protegido quando estivermos a preparar animais, uma vez que poderão estar doentes.






O que se deve procurar quando caçamos

. As pistas batidas por muito uso da parte dos animais.





. Vegetação mordida ou esfregada.
. Os rastos fornecem informação acerca do tipo, tamanho, idade e sexo dos animais.





. As fezes são um bom indicador do tipo e do tamanho do animal.
. Terrenos de alimentação e lagoas são bons lugares de caça durante a manhã e o entardecer.

. Os esconderijos, os buracos e armazéns de comida são bons locais para colocar armadilhas.






No próximo artigo voltaremos a este tema. Esperamos que tenha o interesse habitual. Até lá…





Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários