10 agosto 2017

Montanhismo

O meio




É lamentável que qualquer pessoa utilize os rios, o mar ou os bosques como lixeira privada onde despejar tudo aquilo que não querem ter em casa, mas ainda mais lamentável que aquelas pessoas que desfrutam a vida e o desporto na natureza, o façam, porque isto demonstra que nos restam poucas esperanças. 


Se os que escapam das cidades para o campo procuram algo de diferente, não compreendem a necessidade de preservar o meio ambiente.


Felizmente também existem muitas pessoas que compreendem o problema e colaboram ativamente para arranjar uma solução. Assim, por exemplo, enquanto alguns atiram ao mar o seu lixo, outros lutam para manter limpo o fundo marinho e incansáveis trabalham desinteressadamente a compor o que outros ignorantes estragaram.




Quando nos deslocamos pela natureza praticando qualquer desporto, devemos ter em conta certas considerações que nos ajudarão a conservar o meio e evitar incomodar aqueles que partilham connosco o mesmo meio, sejam eles excursionistas ou habitantes (humanos ou não).



Nos artigos seguintes abordaremos essas considerações que se podem converter numa espécie de código deontológico do bom aventureiro. Até lá…



Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários