05 abril 2018

Montanhismo



Equipamento básico

A Roupa





Como primeira camada e em contacto com a pele deve-se levar, como já se disse, uma roupa confortável.



Sobre ela, o mais prático é um polar, um tecido sintético que proporciona a mesma proteção que os clássicos jerseys de lã, mas que oferece outras vantagens como, menor peso e volume e maior resistência.




Por último, uma terceira camada servirá de isolante contra o vento e a chuva. Deve ser portanto, impermeável.




No entanto, deve permitir a transpiração ou de contrário, livramo-nos da chuva mas banhamo-nos no nosso próprio suor.



Actualmente podemos encontrar roupas excelentes fabricadas em goretex, muito leves e que se adaptam perfeitamente a essas necessidades.






Nem todas as partes do nosso corpo precisam da mesma proteção. O tórax precisará de mais agasalho do que as pernas, enquanto que as mãos e os pés merecem uma atenção especial.




Um bom par de meias e umas boas botas manterão os pés quentes.




As mãos podem ser protegidas com luvas. Se o frio for intenso, umas manápolas serão mais eficazes, mas serão mais incómodas se tivermos que usar as mãos.



Existem luvas e manápolas de caça que permitem sacar os dedos para realizar algum trabalho sem a necessidade de retirar as luvas.




A cabeça merece igualmente um maior cuidado, pois como se sabe, através dela perde-se muito calor corporal. As orelhas e o nariz serão as que mais sentirão o frio, pelo que se pode optar por um gorro que cubra as orelhas ou um passa-montanhas.




 Podemos complementar o conjunto com uma orelheiras e um bufo.




Cada pessoa sabe melhor que ninguém a sua reação perante baixas temperaturas e do que necessitará. Em qualquer caso, ir preparado não nos causará nenhum dano, sempre e quando não sobrecarreguemos a mochila.





No próximo artigo voltaremos a este tema. Até lá...




Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários